quarta-feira, 23 de março de 2011

O MITO DA CAVERNA

Para entender o método usado por Platão, é necessário conhecer quem arquitetou, com seus pensamentos e características. Visando isso é apresentado o que segue:
A alegoria do mito da caverna foi interpretada sucessivamente como expediente utilizado por Platão para simbolizar a metafísica, a gnosiologia, a dialética e até mesmo a ética e a mística platônica, Platão coloca a importância da nossa vida que segundo ele, estamos numa concepção que não conseguimos ver a verdadeira luz no interior de nossa vida, onde estamos presos no mundo através da nossa posição em que estamos postos, “[...] de tal modo que não possam mudar de posição e tenham de olhar apenas para o fundo da caverna. [...]”. (REALE, 1990, p. 167). Para nós existe uma parede que está dividindo da verdadeira realidade que é o verdadeiro conhecimento.
Estamos presos em um mundo de escuridão que é a vida, a nossa frente existe um muro que nós esta separando da verdadeira luz do mundo sendo a idéia do bem, entendida como a causa do saber e da verdade. [...] “Entende que ela é a causa do saber e da verdade, na medida em que esta é conhecida, mas, sendo ambos assim belos, o saber e a verdade, terás razão de pensar que há algo de mais belo. [...]”( A REPUBLICA, 2002, p.206).
[...] “as sombras da caverna simbolizam as aparências sensíveis das coisas, as estatuas as próprias coisas sensíveis; o muro representa a linha divisória entre as coisas sensíveis e as supra-sensíveis; as coisas verdadeiras situadas do outro lado do muro são representações simbólicas do ser verdadeiro e das Idéias e o sol simboliza a Idéia do Bem.”[...]. (REALE, 1990, p.167). Segundo o Mito da Caverna estamos presos no mundo das sombras, estamos distantes das idéias verdadeiras, a realidade é que existe um muro com suas subdivisões.
Segundo Platão existe dois mundos: o sensível, e o mundo inteligível, o primeiro é constituído pelo mundo dos sentidos, da multiplicidade dos movimentos. No mundo inteligível é constituído pelo mundo das contemplações, onde as idéias são os principais que levam o homem para a mais alta perfeição, sendo a idéia do bem.
[...] “o mito simboliza os graus do conhecimento nas duas espécies em que ele se realiza e nos dois graus em que essas espécies se dividem: a visão das sombras simboliza a eikasia ou imaginação e a visão das estatuas representa pístis ou crença.” [...] (REALE, 1990, p.168).
O mito da caverna expressa a concepção da educação platônica. De fato Platão menciona uma redescoberta à educação, por parte daquele que liberta o conhecimento, cuja finalidade é ter uma educação que consiga ter um bom desenvolvimento do conhecimento.

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