quinta-feira, 31 de março de 2011

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

No último dia vinte e cinco de março de 2011 o Prof. MS. Max G. Haetinger realizou no salão de atos da URI Frederico Westphalen uma palestra, onde norteou alguns princípios para a nova escola.
 Logo de início ele nos arremete a uma famosa frase do filosofo Sêneca que diz assim: “Vento algum é favorável para quem não sabe aonde quer ir”.
Desta forma o prof. Max nos situa na história, de acordo com ele enquanto no século passado seria a informação a palavra chave. Devido ao escasso acesso a meios que permitissem que as pessoas estudassem, hoje vivemos uma inversão onde a informação se encontra em qualquer lugar. Temos um livre acesso, no principal meio que é a internet. Desta forma o que necessitamos hoje é de formação. O que nos permitiria trabalhar mais propriamente, o que nos capacitaria saber usar tudo isso que está a nossa volta para o crescimento e o desenvolvimento da pessoa humana.
Max acredita no olhar da curiosidade, este que está voltado para o futuro e para um mundo cada vez melhor. Uma que aprendemos por necessidade, sobrevivência ou por curiosidade, por isso que é natural do ser humano a curiosidade, desta forma estimá-lo é fundamental.
Descreve o professor como alguém que está disposto a dividir o conhecimento indiscriminadamente, alguém capaz de relacionar conhecimentos. Por que o professor não está em sala de aula para ser um juiz, mas para compartilhar. Assim cabe ao outro dizer se isso serve ou não para sua vida.  
Há vários desafios para o professor na atualidade e uma delas e saber trabalhar com as novas tecnologias, por que é a partir desta interatividade em sala de aula que o aluno vai se encontrar e sentir parte deste meio.
A interatividade é comunicação, com os inúmeros meio de comunicação ainda temos dificuldade de nos comunicarmos com nossos alunos, por que a comunicação é a matriz do ato de aprender. Segundo ele o presente deve ser porta para o passado e principalmente para o futuro.
Max enfatiza o pensar criativo que é à base da nova educação, através da vivencia e da ludicidade.
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu” Winnicott (1975).
Max descreve o educador como alguém que está comprometido com o outro, que se sente responsável pelo outro.
Desta forma Max descreve algumas qualidades do educador:
1-      Ouvir – relação de conhecimento.
2-      Observador – lê observa o cotidiano.
3-      Ousa inova – faz diferente o que sempre faz, busca coisas novas, atualiza-se, resignifica as coisas, como Piaget do erro ao acerto. 
Diante destes aspectos finaliza dizendo que o professor é alguém que planeja, prepara-se, estuda, dedica sua vida ao conhecimento, por que planejar é avaliar o que pode ser melhor.      

4 comentários:

  1. "A Educação e, especificamente a Escola, precisam é de filosofia, muito mais do que criatividade e inovação"

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  2. Com certeza a escola precisa de filosofia, essa por sua vez pode ser portadora de criatividade e inovação também.

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  3. Porém uma filosofia engendrada em estratagemas metodológicos, vazia de conteúdo torna-se algo seco, como maçã seca para chá, serve para alguma coisa, mas o seu gosto é estranho e não muito agradável a todos. A filosofia precisa investir em sua características primordiais que são a criatividade e a inovação, a fim de tornar o seu ensino mais atraente e palpável aos envolvidos.

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  4. Filosofia sem criatividade e inovação não serve para nada, apenas para ser mais uma carga horária em currículos escolares, que mais atrapalha do que ajuda!

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